quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Indicados ao Oscar 2016: “O Regresso” e “Mad Max” lideram as indicações

Depois de conseguir nove indicações ao Oscar para "Birdman" em 2015 (e levar quatro troféus), o diretor Alejandro González Iñárritu repetiu a façanha com seu novo filme, "O Regresso", que foi lembrado em 12 categorias dos prêmios da Academia, anunciados nesta quinta-feira (14).

Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa foi indicado como melhor filme, diretor, ator (DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, figurino, edição, maquiagem e cabelo, design de produção, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais. A expectativa em torno de uma possível premiação a DiCaprio é grande, já que esta é a quinta indicação do ator, que nunca foi premiado.

"Mad Max: Estrada da Fúria" também se destacou, com 10 indicações: filme, direção (George Miller), fotografia, figurino, maquiagem e cabelo, edição, design de produção, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais.


Entre os indicados também há um representante brasileiro: a animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, que já havia vencido diversas premiações internacionais, inclusive a do Festival de Annecy, principal evento de animação no mundo.

"Star Wars: O Despertar da Força", que estreou quase no limite para se classificar para o Oscar, em dezembro de 2015, conseguiu quatro indicações, principalmente em categorias mais técnicas: edição, trilha original, edição de som e mixagem de som.

"Carol", que foi premiado por diversas associações de cíticos de cinema e liderou as indicações do Bafta, o "Oscar inglês", acabou ficando de fora das principais categorias, como melhor filme e direção, e foi lembrado apenas em melhor atriz (Cate Blanchett, em sua sétima indicação), atriz coadjuvante (Rooney Mara), fotografia, figurino, trilha original e roteiro adaptado.

"Straight Outta Compton: A História do N.W.A.", que havia sido citado nas apostas de diversos críticos também foi um dos esnobados pela Academia, com indicações apenas como roteiro original.

Entre os documentários, destacam-se duas produções sobre estrelas da música: "Amy", sobre Amy Winehouse, e "What Happened, Miss Simone?", produção do Netflix sobre Nina Simone. O Netflix também foi indicado pelo documentário "Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom". O serviço de streaming também estava cotado para ser indicado por "Beasts of no Nation", filme que estreou no Festival de veneza, mas foi ignorado pela Academia.

O anúncio foi feito pela presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, pelos cineastas Guillermo del Toro e Ang Lee e pelo ator John Krasinski.

Os vencedores da estatueta dourada serão conhecidos em cerimônia no dia 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

MELHOR FILME

"A Grande Aposta"
"Ponte dos Espiões"
"Brooklyn"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Perdido em Marte"
"O Regresso"
"O Quarto de Jack"
"Spotlight – Segredos Revelados"

DIREÇÃO

Adam McKay, "A Grande Aposta"
George Miller, "Mad Max: Estrada da Fúria"
Alejandro G. Iñarritu, "O Regresso"
Lenny Abrahamson, "O Quarto de Jack"
Tom McCarthy, "Spotlight: Segredos Revelados"

ATOR

Bryan Cranston, "Trumbo – Lista Negra"
Leonardo DiCaprio, "O Regresso"
Eddie Redmayne, "A Garota Dinamarquesa"
Michael Fassbender, "Steve Jobs"
Matt Damon, "Perdido em Marte"

ATOR COADJUVANTE

Christian Bale, "A Grande Aposta"
Tom Hardy, "O Regresso"
Mark Ruffalo, "Spotlight - Segredos Revelados"
Mark Rylance, "Ponte dos Espiões"
Sylvester Stallone, "Creed: Nascido Para Lutar"

ATRIZ

Cate Blanchett, "Carol"
Brie Larson, "O Quarto de Jack"
Jennifer Lawrence, "Joy: O Nome do Sucesso"
Charlotte Rampling, "45 Anos"
Saoirse Ronan, "Brooklyn"

ATRIZ COADJUVANTE

Jennifer Jason Leigh, "Os Oito Odiados"
Rooney Mara, "Carol"
Rachel McAdams, "Spotlight"
Alicia Vikander, "A Garota Dinamarquesa"
Kate Winslet, "Steve Jobs"

ROTEIRO ORIGINAL

"Ponte dos Espiões"
"Ex-Machina: Instinto Artificial"
"Divertida Mente"
"Spotlight: Segredos Revelados"
"Straight Outta Comptom – A História de N.W.A"

ROTEIRO ADAPTADO

"A Grande Aposta"
"Brooklyn"
"Carol"
"Perdido em Marte"
"O Quarto de Jack"

MELHOR DOCUMENTÁRIO

"Amy"
"Cartel Land"
"The Look of Silence"
"O Que Aconteceu, Miss Simone?"
"Winter on Fire"

DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

"Body Team 12"
"Chau, beyond the Lines"
"Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah"
"A Girl in the River: The Price of Forgiveness"
"Last Day of Freedom"

MONTAGEM

"A Grande Aposta"
"Mad Max: Estrada de Fúria"
"O Regresso"
"Spotlight: Segredos Revelados"
"Star Wars: O Despertar da Força"

MAQUIAGEM E CABELO

"Mad Max: Estrada da Fúria" Lesley Vanderwalt, Elka Wardega and Damian Martin
"The 100-Year-Old Man Who Climbed out the Window and Disappeared" Love Larson and Eva von Bahr
"O Regresso" Siân Grigg, Duncan Jarman and Robert Pandini

TRILHA SONORA ORIGINAL

"Ponte dos Espiões" Thomas Newman
"Carol" Carter Burwell
"Os Oito Odiados" Ennio Morricone
"Sicário: Terra de Ninguém" Jóhann Jóhannsson
"Star Wars: O Despertar da Força" John Williams

DESIGN DE PRODUÇÃO

"Ponte dos Espiões"
"A Garota Dinamarquesa"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Perdido em Marte"
"O Regresso"

MELHOR CURTA-METRAGEM

"Ave Maria"
"Day One"
"Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)"
"Shok"
"Stutterer"

ANIMAÇÃO

Anomalisa
O Menino e o Mundo
Divertida Mente
Shaun, o Carneiro
Quando Estou com Marnie

CURTA DE ANIMAÇÃO

"Bear Story"
"World of Tomorrow"
"Prologue"
"We Can't Live Without Cosmos"
"Os Heróis de Sanjay"

FILME ESTRANGEIRO

"O Abraço da Serpente" (Colômbia)
"Cinco Graças" (França)
"O Filho de Saul" (Hungria)
"Theeb" (Emirados Árabes)
"A War" (Dinamarca)

FOTOGRAFIA

"Carol"
"Os Oito Odiados"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Sicário: Terra de Ninguém"
"O Regresso"

FIGURINO

"Carol" - Sandy Powell
"Cinderella" - Sandy Powell
"A Garota Dinamarquesa" - Paco Delgado
"Mad Max: Estrada da Fúria" - Jenny Beavan
"O Regresso" - Jacqueline West

CANÇÃO ORIGINAL

"Earned It", de "Cinquenta Tons de Cinza"
(Abel Tesfaye/Ahmad Balshe/Jason Daheala/Stephan Moccio)
"Manta Ray", de "Racing Extinction"
(J. Ralph/Antony Hegarty)
"Simple Song #3", de "Juventude"
(David Lang)
"Til It Happens To You", de "The Hunting Ground"
(Diane Warren/Lady Gaga)
"Writing's On The Wall", de "007 Contra Spectre"
(Jimmy Napes/Sam Smith)

EDIÇÃO DE SOM

Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em marte
O Regresso
Sicário
Star Wars: O Despertar da Força

MIXAGEM DE SOM

Ponte dos Espiões
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso

Star Wars: O Despertar da Força


FONTE: cinema.uol.com.br 

Assista curtas brasileiros - O Poeta Do Castelo, Couro de Gato e Arraial do Cabo

Um grupo de jovens frustrados com a falência das grandes companhias cinematográficas paulistas resolveu lutar por um cinema com mais realidade, mais conteúdo e menor custo. Foi nascendo o chamado Cinema Novo. Confira a seguir grandes curtas desse grande movimento do cinema brasileiro.



Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio, a modéstia do seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas de seu bairro



Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. O filme narra o amor de um menino por um angorá* e seu dilema ao ter que vender o bichano. Episódio do longa-metragem Cinco Vezes Favela, do Centro Popular de Cultura/UNE (1963).

*angorá: raça de gato doméstico



Um filme baseado em pesquisas do Museu Nacional e dedicado a D. Heloísa Alberto Torres. Curta-metragem: Arraial do Cabo, 1950, Paulo Cézar Saraceni e Mário Carneiro.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

As Melhores Performances vencedoras do Oscar por Melhor Ator - Parte 1

 É o escritor e o diretor que criam o personagem com seus vícios, virtudes, pontos fortes e pontos fracos e suas paixões, mas o personagem só nasce quando um verdadeiro ator consegue pegar a visão dos criadores e criar um ser humano colocando emoções e peso em todos os seus sentimentos. Os prêmios do Academia são entregues uma vez por ano, embora muitos dos escolhidos podem ser negligenciados, há grandes e merecidas performances que merecem os seus devidos prêmios.

Daniel Day Lewis como Daniel Plainview (Sangue negro, 2007)

Daniel Day-Lewis brilha o filme todo, contra um cenário árido, desértico e ensolarado das inóspitas localizações onde o filme é rodado, especialmente na cidade de Little Boston, que se transforma completamente graças a Plainview. O ator dá um show, o que já era de se esperar. O personagem é deveras complexo e Lewis o traz à vida com muita facilidade, colocando trejeitos, expressões duras, movimentos específicos e sua voz soa muito condizente com o personagem. É uma atuação bastante verdadeira, sem truques, que me fez acreditar naquele homem e até mesmo compreendê-lo em seus diversos momentos de uma insanidade justificada.

Marlon Brando como Terry Malloy (Sindicato de Ladrões, 1954)

A atuação de Brando neste filme é comumente apontada como marco do cinema, sobretudo por cristalizar e consolidar no cinema o método de atuação que vinha ganhando espaço nos EUA, especialmente em Nova York, onde o Actor’s Studio e o Group Theatre davam continuidade as ideias propostas pelo teatrólogo Constantin Stanislavski. Brando, que era discípulo do Actor’s Studio e do método de atuação realista de Lee Strasberg, trazia no filme à tona sua experiência pessoal, a sua emoção de indivíduo para o personagem, algo que conferiu um tocante senso de “verdade” e “realidade” para as atuações do filme, em especial na sequência na qual ele e Rod Steiger conversam no banco de trás de um táxi. Já na concepção do personagem já é possível notar paralelos com o Neo-Realismo. No italiano Ladrões de Bicicleta (1948), para exemplificar, o protagonista, igualmente um empregado da classe operária sem perspectiva alguma de vida, vê em meio a crise o dilema, de seguir honesto ou aderir ao crime, a corrupção, tendo de arcar com as consequências impostas pelas circunstâncias do contexto em ambas as escolhas.

Jack Nicholson como Randall McMurphy (Um Estranho no Ninho, 1975)

Jack Nicholson está simplesmente irretocável como protagonista, é difícil imaginar outro ator a compor Randle, todas as nuances de seu personagem, aquela loucura, o humor, a irreverência e o carisma, com certeza, um dos melhores momentos de Nicholson no cinema.

Robert De Niro como Jake LaMotta (Touro Indomável, 1980)

De Niro, no personagem de sua vida. O ator fez um trabalho inacreditável. O modo como ele batia, a fúria, seu jeito grotesco de ser com a família.... Tudo está no seu mais perfeito lugar, na melhor interpretação de toda a sua carreira. Até mesmo se submeter a engordar vinte e cinco quilos para interpretar La Motta em sua fase aposentada ele se submeteu. Mas isso não é novidade nenhuma, uma vez que o ator sempre se entrega aos personagens durante suas preparações.

Sir Ben Kingsley como Mahatma Gandhi (Gandhi, 1982)

Kingsley é firme quando necessário, como no julgamento em que desafia o juiz, dizendo que não vai pagar 100 rupias (seu olhar mostra claramente sua determinação em não fazê-lo), mas por outro lado, consegue transmitir a paz interior de Gandhi com enorme competência através da fala mansa e do olhar sempre sereno e pacifico. Observe como quando está mais velho sua fala se torna ainda mais pausada e lenta, assim como seu caminhar (e seu emagrecimento é também evidente).

Sean Penn como Jimmy Markum (Sobre Meninos e Lobos, 2003)

Neste filme, Penn passa por um leque enorme de emoções, desde o comum desejo de vingança até a desconfiança com relação a seus amigos. Todas elas vividas intensamente e com maestria pelo ator.

Dustin Hoffman como Ted Kramer (Kramer vs Kramer, 1979)

 O Filme tem em seu elenco dois dos maiores atores do mundo Meryl Streep e Dustin Hoffman ambos conseguem mostrar a verdadeira interpretação, Hoffman é um verdadeiro pai nos mostra a complexidade de cada cena em uma performance singular, particularmente notável sendo verdadeiramente humano possuindo aspectos positivos e negativos como qualquer pessoa. Hoffman entendeu seu personagem com maestria.

Adrien Brody como Wladyslaw Szpilman (O Pianista, 2002)


Brody, que já é um tipo franzino naturalmente, realizou um trabalho físico de preparação para seu papel que está sendo pouco reconhecido. Conseguiu emagrecer vários quilos e passar, na real, por várias provações que seu personagem também passa durante o filme, como mergulhar a cabeça num balde de água cheia de sujeira para se alimentar. Além do esforço físico (no final do filme, ele está incrivelmente magro), toda sua interpretação artística é de tirar o chapéu. Uma pessoa simples, que é jogada num incrível acontecimento e tem de contar apenas com ele mesmo – e a sorte – para sobreviver. E imaginar que tudo isso aconteceu de fato é ainda mais impressionante. Adrien Brody é o dono da melhor interpretação de um ator em 2002.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Opinião: Os sonhadores até onde vai o Amor entre irmãos

Em um dos melhores filmes de Bertolucci somos apresentados a três jovens sonhadores Matthew, Theo e Isabelle. Matthew cinéfilo norte-americano se entrega do começo ao fim para envolver-se na profunda e incansável relação dos irmãos. A relação de Theo e Isabelle nos revela um incesto mais poético do que carnal mais profundo e ambíguo do que podemos compreender. Bertolucci nos apresenta a uma França de revoluções, arte e política nos revela a grandiosidade busca pela liberdade e crescimento de jovens que desejam lutar por seus direitos políticos ou artísticos mesmo que em grande parte da exibição Bertolucci nos apresenta grandes jovens que desejam, mas apenas desejam pois não brigam por seus direitos e sim continuam sentados em suas casas luxuosas bebendo vinhos caros.
A Relação dos três é tão delicada que em uma conversa entre Matthew e Theo enquanto Isabelle está dormindo, Matthew fala que os irmãos são como partes de um único ser e que gostaria de fazer parte dessa grande relação, mas Theo logo diz que não tem nenhum significado Matthew ser o terceiro da relação.

Matthew se torna tão importante quanto os irmãos, a relação de Isabelle e Matthew cresce a cada minuto, entretanto a relação homoafetiva com Theo não chega a ser estabelecida por uma censura realizada pela irmã (Mesmo que no livro The Holy Innocents é mais do que estabelecida essa relação).
Os Sonhadores de Bertolucci não se estabelece apenas na relação e conflitos entre os Irmãos e Matthew. Temos também um conflito  em torno dos pais grandes chaves da conduta seguida pelos irmãos quase sempre tais comportamentos são realizados como meio de provocar eles, temos no final do filme uma cena em que os irmãos estão nus com Matthew, e seus pais chegam em casa após visualizarem tal cena deixam um cheque e logo deixam a casa, talvez tal comportamento foi realizado para não construir um novo conflito em uma família tão desestruturada.

Bertolucci nos apresenta uma obra-prima que nos cativa e emociona, um filme para assistir com total liberdade pois com preconceitos não conseguimos compreender a belíssima obra de um mestre do cinema mundial. 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Os Melhores filmes de Heath Ledger - Parte 2

Quando Heath Ledger morreu em 22 de janeiro de 2008, ele deixou para trás 17 longas-metragens, sendo grandes trabalhos com orçamentos gigantes como O Cavaleiro das Trevas de Nola e filmes mais independentes como Candy de Neil Armfield. confira agora a segunda parte; os melhores filmes de Heath Ledger.

Casanova

Pela 1ª vez em sua vida, Casanova (Heath Ledger) encontra uma mulher à sua semelhança. A bela veneziana Francesca Bruni (Sienna Miller) acaba de fazer algo que Casanova acreditava ser impossível de acontecer: rejeitá-lo. Usando os mais diversos disfarces e estratégias, ele aos poucos se aproxima de Francesca. Na tentativa de conquistá-la, ele coloca em jogo sua reputação e até mesmo sua vida.

 Two Hands

Jimmy, ex-garoto de rua de 19 anos, está trabalhando em um clube noturno, quando tem sua grande chance no mundo do crime. O traficante local pede a Jimmy para fazer um serviço aparentemente simples. Entretanto, tudo sai errado quando o destino coloca dois novos garotos de rua no caminho de Jimmy.
 Coração de Cavaleiro
Após seu mestre morrer subitamente, o jovem William, um valoroso escudeiro, resolve substituí-lo em uma competição envolvendo combate com lanças. Para tanto ele passa a treinar exaustivamente e consegue convencer Chauncer (Paul Bettany), um escritor, a forjar uma árvore genealógica para si, que faria com que ele tivesse uma família de nobres e não traria dúvidas à sua participação no torneio.

 Não Estou Lá

Bob Dylan (Christian Bale / Cate Blanchett / Heath Ledger / Marcus Carl Franklin / Richard Gere / Ben Whishaw), ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.


  O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

“O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” é um conto moral fantástico que se passa nos dias atuais. É a história do Dr. Parnassus e do seu ‘Imaginarium’, um espetáculo itinerante no qual o público tem a oportunidade irresistível de escolher entre a luz e a alegria ou as sombras e a escuridão. Abençoado com o extraordinário dom de guiar a imaginação dos outros, o Doutor Parnassus é amaldiçoado com um sinistro segredo. Jogador inveterado há milhares de anos ele fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick, graças à qual ele obteve a imortalidade. Séculos depois, ao conhecer o seu verdadeiro amor, o Dr. Parnassus fez outra aposta com o diabo, na qual ele trocaria a imortalidade pela juventude, desde que, ao atingir 16 anos, a sua filha se tornasse propriedade do Sr. Nick. Valentina está prestes a completar 16 anos e o Dr. Parnassus fica desesperado para protegê-la do seu destino iminente. O Sr. Nick chega para cobrar a dívida, mas como não pode deixar passar uma boa aposta, resolve renegociar o prêmio. Agora, o destino de Valentina será decidido por aquele que seduzir as cinco primeiras almas. Seguido por uma série de personagens loucas, cômicas e fascinantes, o Dr. Parnassus promete a mão da sua filha àquele que o ajudar a ganhar a aposta. Nesta luta cativante, explosiva e maravilhosamente imaginativa contra o tempo para salvar a sua filha o Dr. Parnassus deve enfrentar uma série de infinitos obstáculos surrealistas – e desfazer, uma vez por todas, os erros que cometeu no passado!

Este é o último filme de Ledger. Em 22 de janeiro de 2008 o corpo de Ledger foi encontrado em um apartamento em Nova York. Deixando as gravações de The Imaginarium of Dr. Parnassus inacabado. O Diretor Terry Gilliam usando partes das cenas filmadas de Ledger resolveu filmar novas cenas e usá-las sendo que o personagem de Ledger agora era desempenhado por Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell. Os três atores doaram seus honorários para Matilda, filha de Ledger.


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

As belas atrizes cientistas de Hollywood

Hollywood nos presenteia com grandes e belas atrizes em performances memoráveis como o papel de Natalie Portman em Cisne Negro, mas além de ser uma das melhores atrizes dos últimos anos muitos não sabem que Portman é uma grande cientista; conheça belas e inteligentes atrizes cientistas. 
Hedy Lamarr

A mulher mais linda de Hollywood inventou técnicas militares, Hedy Lamarr, atriz habitualmente considerada como "a mulher mais linda em Hollywood", era uma cientista em paralelo. Ela inventou e patenteou uma técnica de direcionamento de torpedos chamada "salto de frequência", que frustrava tentativas de interferir com os sinais que mantinham os mísseis na rota.


Mayim Bialik

Quando ainda era adolescente, na década de 1990, Mayim Bialik foi o personagem-título da bem-sucedida série infantil Blossom. Hoje ela aparece em outra série de sucesso voltada para jovens um pouco mais velhos, The Big Bang Theory -- vivendo a adorável nerd Amy Farrah Fowler, neurobióloga e casual foco amoroso do físico misofóbico Sheldon Cooper. A atriz está contente com seu novo papel. Afinal, Bialik tem PhD pela UCLA em... neurobiologia. "Digo às pessoas que sou neurocientista e interpreto a mesma coisa na TV", diz Bialik.


Natalie Portman

Natalie Portman, recebeu o prêmio da Academia por sua atuação como Nina, uma bailarina mentalmente instável em Cisne Negro. Um dos detalhes menos conhecidos da precoce carreira de Portman é que, como aluna da Escola Syosset, em Long Island, no final da década de 1990, ela chegou até as semifinais da competição da Intel (Uma das mais dificeis do mundo).
 Para aqueles que sabem o quão exaustivo pode ser a preparação de um projeto digno de prêmio e dedicar centenas de horas de tempo "livre" à noite, em finais de semana e nas férias de verão, realizando uma pesquisa científica realmente original, enquanto seus amigos se ocupam com a adolescência, o feito é testemunho suficiente da autodisciplina e do foco de Portman.
 Em seguida, ela foi à Universidade de Harvard para estudar neurociência e evolução da mente."Eu lecionei em Harvard, Dartmouth e Vassar, e tive o privilégio de ensinar muitos jovens brilhantes", diz Abigail Baird, uma das mentoras de Portman em Harvard. "Mas muito poucos eram tão naturalmente brilhantes quanto Natalie, tinham tanta potência intelectual, ou se esforçavam tanto quanto ela. Ela não subestimava absolutamente nada".

Portman está entre os pouquíssimos atores de primeira linha que possuem importantes credenciais científicas -- prêmios, títulos acadêmicos, patentes e teoremas em seus nomes.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Opinião: Como esquecer - Não é ruim, mas também não é bom.

Como esquecer, filme brasileiro de 2010 retrata a história de Júlia (Ana Paula Arósio) e seus amigos Hugo e Lisa (respectivamente Murilo Rosa e Natalia Lage) três amigos que estão sofrendo; Júlia pela perda da namorada, Hugo pela perda do Namorado e Lisa por um futuro aborto que ocorre na trama, Os três amigos decidem morar juntos em uma casa destruída pelo tempo, a casa começa a ser reformada assim como a vida de cada um dos personagens o filme fala muito sobre o sofrimento da perda e de lembranças.
A protagonista é uma personagem complicada, que carece de carisma por sua forma dura de levar a vida. Apesar da atuação consistente de Ana Paula Arósio (O Coronel e o Lobisomem), fica difícil torcer por Júlia. A mesma sina acompanha quase todos personagens.

A exceção é Helena, a artista plástica vivida por Arieta Corrêa (Tudo Novo de Novo), que chega como uma esperança de dias melhores para a protagonista. Helena tem iniciativa e cria momentos muito bons quando flerta abertamente com Júlia. Com um ritmo muito lento talvez até necessário a história. Como esquecer é um filme diferente arrastado por uma trama melodramática que transmite apenas frases de grandes livros. Júlia em todo o momento possui um humor (negro, não podemos nem dizer que é humor negro, Júlia na verdade não possui humor apenas sofrimento) que percorre grande parte do filme em um dado momento flerta com a morte, mas ao invés de ressaltar ainda mais tal momento temos apenas uma cena bonita de Júlia ao chão com cacos de vidros.
Como esquecer não é um filme ruim é apenas subaproveitado, ainda por cima o espectador não precisa ser conduzido pela voz (Narrativa) de Arósio,


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