terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Curiosidades sobre As Crônicas de Nárnia

Nárnia é uma das séries mais famosas e polêmicas do mundo. Composta por sete livros, escrita pelo irlandês Clive Staples Lewis (C. S. Lewis) entre os anos 1949 e 1954, a série chegou a vender 120 milhões de cópias em 47 idiomas. A história aborda desde temas cristãos, mitologia grega, nórdica até os tradicionais contos de fada.

1 - Esta é a 1ª vez que a série de C.S. Lewis é adaptada para o cinema, já que as anteriores foram para a TV. As demais adaptações foram The Lion, the Witch and the Wardrobe (1967), The Lion, the Witch and the Wardrobe (1979) e The Lion, the Witch and the Wardrobe (1988).

2 - J.R.R. Tolkien, amigo de Lewis e escritor de “O Senhor dos Anéis”, criticou tanto “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” que Lewis quase não o terminou.

3 - A guerra entre Miraz e Caspian é chamada A Guerra da Libertação.

4 - “A Última Batalha” é o único livro que não é dedicado a pessoa alguma.

5 - A série As Crônicas de Nárnia faz várias alusões à Bíblia e ao cristianismo, apesar de autor ter afirmado que as conexões não foram propositais. O leão Aslan, por exemplo, seria uma alegoria de Deus, já que ele criou o mundo de Nárnia e aparece em todas as histórias como um conselheiro. Além disso, As Crônicas de Nárnia têm vários elementos das mitologias nórdica e grega, como faunos, sereias, dríades, duendes e dragões.


6 -  Desde o lançamento do primeiro livro, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, a obra de C. S. Lewis ganhou notoriedade internacional. Mais de 120 milhões de cópias dos sete livros foram vendidas em todo o mundo, em 47 idiomas diferentes.

7 - Apesar de ocorrerem no mesmo universo ficcional, as sete histórias de As Crônicas de Nárnia apresentam perspectivas bastante diferentes. Ainda assim, é possível eleger cinco personagens principais, que seriam aqueles que aparecem com maior frequência: o leão Aslan e os irmãos Pevensie: Lucy, Edmund, Peter e Susan.

8 -  A primeira adaptação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa ocorreu em 1967, com episódios de trinta minutos para TV. Em 1979, o mesmo livro foi adaptado para desenho animado. No final dos anos 80, a BBC adaptou os quatro primeiros livros em uma série de TV (que depois foi compilada em três filmes). Além disso, a série de C. S. Lewis se tornou peça radiofônica e apresentações teatrais. Em 2005, a Disney lançou O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa nos cinemas. O filme fez tanto sucesso que, logo, a sequência foi encomendada. Príncipe Caspian estreou em 2008. Já a última adaptação foi feita pela 20th Century Fox: A Viagem do Peregrino da Alvorada, que estreou em 2010.



9 - As três últimas adaptações, feitas pela Disney e pela 20th Century Fox, foram filmadas em várias partes do mundo, como Nova Zelândia, Polônia, República Tcheca, Eslovênia e Austrália. No filme Príncipe Caspian, as cenas da cidade de Londres foram filmadas em Praga; e os prédios londrinos foram inseridos nas imagens por computação gráfica.


10 - O autor de As Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis, foi premiado em 1956 com a Medalha Carnegie, pelo livro A Última Batalha (o último da saga)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...