O novo filme do cineasta David
Fincher - "Garota Exemplar" - é uma saga sombria sobre manipulação,
crueldade e loucura. Essa descrição é sobre os temas abordados no filme, mas
pode servir também para retratar o processo de criação do longa-metragem.
David Fincher
Fincher é conhecido por ser
perfeccionista, e gosta de filmar a mesma sequência dezenas de vezes - levando
todos do elenco da produção ao limite da exaustão. Em "Clube da
Luta", ele teria feito todo mundo trabalhar a noite toda - apenas para
conseguir um "take" certo... de uma barra de sabonete.
Já em Zodíaco Fincher não apenas
entrou em conflito com o jovem ator Jake Gyllenlhaal, no set, ele fez questão
de humilhá-lo repetidamente. Além de fazer o ator regravar inúmeras vezes as
mesmas cenas, com pouca direção sobre o que ele queria que Gyllenlhaal fizesse,
ele às vezes dizia, ao alcance do ouvido do ator, para os câmeras
"apagarem os últimos 10 takes", como uma forma de desanimar e
desencorajar o ator, ele insistiu em 90 "takes" da mesma cena. Robert
Downey Jr descreve Fincher como um "disciplinador". Jake Gyllenhaal
teria ficado aos prantos no final do trabalho.
"Eu odeio atuações
sisudas", disse certa vez o cineasta. "Geralmente lá pelo 'take 17'
toda a sisudez já sumiu."
Charlie Chaplin
Charlie Chaplin fez, em média, 53
"takes" para cada cena filmada em "O Garoto". Ele próprio
descrevia seu processo criativo como "perseverança extrema ao ponto de
loucura".
James Cameron
O diretor de "Titanic",
James Cameron, tem a mesma fama. As pessoas que trabalharam com ele chegaram a
fazer uma camiseta com os dizeres: "Você não me assusta. Eu trabalho para
James Cameron".
Stanley Kubrick
Mas todos os padrões de
"tirania" são pequenos quando se compara com o método de trabalho de
Stanley Kubrick. O filme "De Olhos Bem Fechados" levou 400 dias para
ser filmado - um recorde na indústria. Dois dias foram gastos apenas para uma
pequena cena que mostra Sydney Pollack entrando em um escritório.
Para muitos de nós, isso parece
extravagância ou até mesmo um instinto sádico. Esses diretores são mesmo
malucos com instintos escravagistas, como costumam ser retratados? Ou são
apenas perfeccionistas atentos a todos os pequenos detalhes, com altos padrões
de qualidade?