Confira a segunda parte da lista dos filmes com melhores notas dadas por pelo menos 10 mil usuários do site IMDb. Assim como eu, talvez você não concorde com tudo, mas certamente temos aí uma boa lista para escolhermos filmes para assistir.
Alien, o Oitavo Passageiro (1979)
Alienígena. Estranho. Fora da
nossa compreensão. No horror sci-fi, o posto de renome que Alien ocupa pode-se
explicar por todo o conceito que é proposto ao espectador. O nome, simples e
sucinto, já evoca uma atmosera que o diretor Ridley Scott e o artista plástico
H. R. Giger traduziram do roteiro de Dan O' Bannon, que atualizou seu roteiro da
comédia Dark Star com elementos de suspense, drama e horror, apresentando um
coral de personagens que, assim como no filme de Carpenter, tem diferentes
formas de encarar a rotina solitária e alienante a bordo de uma nave comercial
que reboca uma refinaria e minério de volta para a Terra.
Taxi Driver (1976)
O filme inquestionavelmente faz
parte desse período mais sombrio e pesado de Hollywood, que abandona a leveza
de sua era de ouro para tratar seriamente de temas mais seminais – violência,
drogas, sexo, caos urbano, solidão, política e novos valores. Já nos fins da
década anterior pipocavam títulos Como Perdidos na Noite e Sem Destino. Na década seguinte a lista é quase infindável,
indo de M.A.S.H. e Chinatown até o próprio Caminhos Perigosos de Scorsese. De
qualquer forma, Taxi Driver é um filme que se inclui duplamente neste contexto.
Não somente o filme é um caldeirão de toda a temática que vinha sendo abordada
naquela década, como seu protagonista personificava toda a desilusão daquele
sonho sessentista, de modo que sua personalidade continha características que
simbolizavam todos os excessos da contracultura: era reacionário, obsessivo e
anti-social.
A Clockwork Orange (1971)
A obra de Stanley Kubrick com um
único filme é uma tarefa quase impossível em termos cinematográficos, sendo que
o realizador que faleceu em 1999 e que nos deixou um registo de 15 filmes,
todos eles convertidos em obras-primas. A verdade é que tal intocável
filmografia faz dele uma lenda no seio cinematográfico, porém é o filme
Clockwork Orange, realizado em 1971, a deter a posição de ícone no trabalho do
artista. Trata-se do mais polémico dos seus filmes, uma adaptação à novela de
Anthony Burgess, que obteve um êxito considerável, mas banido da circulação
pelo próprio realizador durante 30 anos, talvez em influência das severas
críticas que o seguiram.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)
Se Monty Python em busca do
cálice sagrado (Monty Python and the Holy Grail, de Terry Gilliam e Terry
Jones) não for a comédia mais engraçada de todos os tempos, certamente figura
numa seleta lista de pérolas do gênero. O resultado é uma cultuadíssima comédia
nonsense, repleta de passagens antológicas, daquelas que rendem horas de boas
risadas entre amigos. Indispensável.
Chinatown (1974)
Esta obra-prima de Roman
Polanski, tida até os dias de hoje como um dos grandes triunfos do cinema
norte-americano, simplesmente não apresenta falha alguma durante todos os seus
130 minutos de duração. É uma fita densa, instigante, moralmente complexa e
cheia de pequenos e soturnos detalhes que permeiam um dos textos mais bem
lapidados já escritos para o cinema, que, além de remeter diretamente aos não
menos espetaculares roteiros dos principais trabalhos do período auge do filme
noir, nas décadas de 1940 e 1950, ainda acrescenta ao subgênero uma série de
elementos inéditos, que fazem deste um trabalho particularmente singular.