terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Assista AGORA ao segundo trailer de ‘Esquadrão Suicida’

Conforme prometido, o segundo trailer de ‘Esquadrão Suicida‘ foi exibido nessa madrugada durante o DC Films Presents: Dawn of the Justice LeagueEmbalado por Bohemian Rhapsody, do Queen, o vídeo é simplesmente fantástico.



Opinião: O Túmulo dos Vagalumes (1988)

A Segunda Guerra mundial foi um massacre de fogo e carne, pessoas sofreram com perdas e mais perdas, os grandes vencedores Aliados contaram suas versões da terrível guerra, mas em uma guerra existe sempre dois lados e um deles é que apesar de tudo os dois lados passaram por grandes problemas. Túmulo dos Vagalumes é um filme singular único que mostra o outro lado da guerra em um país que já estava destruído e foi massacrado por bombas.
Com direção de Isao Takahata o estúdio Ghibli produz um filme belo e triste, a história nos mostra dois irmãos Seita e Setsuko que precisam passar por grandes problemas para sobreviver as consequências da guerra em um pais que não possui alimentos básicos. Seita precisa roubar para conseguir colocar comida no “lar”, a pequena Setsuko nos presenteia com sentimento de tristeza e felicidade, Setsuko é uma criança e uma criança precisa brincar.


Túmulo dos Vagalumes é uma animação para adultos uma história perfeita sobre as consequências de uma guerra, mostrando como as pessoas podem ser malvadas e egoístas. Takahata nos mostra os sentimentos mais terríveis da guerra, em seu filme já sabemos o final, mas não sabemos como chegaram a aquele momento. Túmulo dos Vagalumes é uma Obra prima de grandes proporções um filme único duro, belo e poderoso. 
Alguns críticos têm visto Túmulo dos Vagalumes como um filme anti-guerra, devido à representação gráfica e verdadeiramente emocional das consequências negativas da guerra sobre a sociedade e os indivíduos nele. O filme foca a sua atenção quase exclusivamente sobre as tragédias pessoais que a guerra dá lugar, em vez de tentar glamourizar isso como uma luta heroica entre as ideologias concorrentes. Ele enfatiza que a guerra é a falência da sociedade para cumprir o seu dever mais importante: proteger a sua inocência.

domingo, 17 de janeiro de 2016

As Melhores Performances vencedoras do Oscar por Melhor Ator - Parte 2

É o escritor e o diretor que criam o personagem com seus vícios, virtudes, pontos fortes e pontos fracos e suas paixões, mas o personagem só nasce quando um verdadeiro ator consegue pegar a visão dos criadores e criar um ser humano colocando emoções e peso em todos os seus sentimentos. Os prêmios do Academia são entregues uma vez por ano, embora muitos dos escolhidos podem ser negligenciados, há grandes e merecidas performances que merecem os seus devidos prêmios.

Gregory Peck como Atticus Finch (O Sol é Para Todos, 1962)

Peck na pele de Atticus é meticuloso ao compor um personagem absolutamente íntegro, com um olhar sempre atencioso e compreensivo. Jamais oprime os filhos, apenas os repreende quando necessário – e, mesmo assim, delicadamente.

Phillip Seymour Hoffman como Truman Capote (Capote, 2005)

Phillip Seymour Hoffman já fazia parte da indústria há um bom tempo antes de atuar em Capote, tendo inclusive chamado a atenção da mídia por suas atuações em produções como Jogada de Risco, Boogie Nights, O Grande Lebowski, Magnólia, e O Talentoso Ripley. Mas foi com capote que o ator recebeu o devido reconhecimento por sua clara versatilidade, versatilidade esta que se torna impossível negar após assistir Capote. Muitos dizem que a composição do ator para interpretar Truman Capote é uma das mais completas já vistas no cinema, e quem já assistiu o filme sabe que tal afirmação está longe de ser um exagero. Desde os trejeitos efeminados, passando pela voz fina e carregada de monotonia e chegando até o humor afiadíssimo, Hoffman não apenas reproduz a figura de Capote nas telas, mas se torna o próprio. As nuances, os olhares, os movimentos, tudo é perfeitamente calibrado pelo ator para alcançar o máximo de naturalidade possível, algo que é alcançado com êxito. É como se tivéssemos o próprio Capote, em pessoa, em nossa frente. Um trabalho fenomenal de incorporação uma personalidade de características próprias e singulares.

George C. Scott como General George S. Patton (Patton, rebelde ou Herói? 1970)

George C. Scott encarna o Gel. Patton com segurança, tornando-o carismático, e despertando respeito e compaixão pelo protagonista, além de divertir em vários momentos graças à sua língua solta e afiada, que sempre o bota em complicações cada vez maiores.

Kevin Spacey como Lester Burnham (Beleza Americana, 1999)

Kevin Spacey, porém, é o grande responsável pelo sucesso de Beleza Americana: não há um único momento em que a `saga` de Lester soa falsamente - apesar do absurdo de algumas situações. Sua letargia inicial é convincentemente substituída por um cinismo hilariante, para finalmente ceder espaço à serenidade absoluta. A expressão no rosto do ator quando a adolescente Angela lhe revela que sua filha está amando representa, por si só, um dos momentos mais tocantes já vistos no cinema em anos. Quando ele finalmente diz `Bom para ela`, o último movimento de sua transformação opera-se: Lester enfim percebe que a felicidade sempre esteve ao seu alcance - sua frustração é que o impedia de conscientizar-se disso.

Anthony Hopkins como Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes, 1991)

Anthony Hopkins – que então se consagra definitivamente – recebe Starling como Hannibal e faz de sua interpretação um marco memorável do cinema. A expressão vazia abriga o olhar fixo, a camuflar as intenções de uma mente brilhante. Hannibal passa a brincar de gato e rato com a agente do FBI, através de um diálogo cheio de meias palavras e duplas intenções. É esse ataque e defesa, com dois atacantes e dois defensores, que vira o jogo e faz de Lecter o centro das admirações enquanto mantém a empatia entre a perplexa Starling e o chocado espectador

Peter Finch como Howard Beale (Rede de Intrigas, 1976)

Howard Bale ficou a cargo de Peter Finch, que por muitos anos fora lembrado como o único ator a conquistar um Oscar póstumo, – ele falecera no ano seguinte ao lançamento, de ataque do coração. Esta ocasião só fora igualada em 2009, por Heath Ledger e seu Coringa macabro de Batman - O Cavaleiro das Trevas. Assim como Ledger, Finch realmente faz por merecer o prêmio, encenando quase teatralmente as profecias do novo messias tecnológico, onde a grande ironia percorria em sua mensagem: “desliguem as TVs”, sem ter a noção de que isso só atraía mais seguidores para seus espetáculos.

Geoffrey Rush como David Helfgott (Shine, 1996)


A performance de Rush, que quando chega, torna-se o atrativo principal do longa-metragem. Dono de uma eloquência efusiva, o personagem segundo o ator é um homem que mantém seu talento insuspeito com seus modos carismáticos, porém não muito sociáveis. Encurvado, com a mãos penduradas e o olhar sempre baixo, é como se David tivesse ficado paralisado para sempre no banco de um piano. No entanto, Rush jamais deixa que o personagem se torne uma caricatura e insere traços de humanidade e grande inteligência em sua composição.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Indicados ao Oscar 2016: “O Regresso” e “Mad Max” lideram as indicações

Depois de conseguir nove indicações ao Oscar para "Birdman" em 2015 (e levar quatro troféus), o diretor Alejandro González Iñárritu repetiu a façanha com seu novo filme, "O Regresso", que foi lembrado em 12 categorias dos prêmios da Academia, anunciados nesta quinta-feira (14).

Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa foi indicado como melhor filme, diretor, ator (DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, figurino, edição, maquiagem e cabelo, design de produção, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais. A expectativa em torno de uma possível premiação a DiCaprio é grande, já que esta é a quinta indicação do ator, que nunca foi premiado.

"Mad Max: Estrada da Fúria" também se destacou, com 10 indicações: filme, direção (George Miller), fotografia, figurino, maquiagem e cabelo, edição, design de produção, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais.


Entre os indicados também há um representante brasileiro: a animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, que já havia vencido diversas premiações internacionais, inclusive a do Festival de Annecy, principal evento de animação no mundo.

"Star Wars: O Despertar da Força", que estreou quase no limite para se classificar para o Oscar, em dezembro de 2015, conseguiu quatro indicações, principalmente em categorias mais técnicas: edição, trilha original, edição de som e mixagem de som.

"Carol", que foi premiado por diversas associações de cíticos de cinema e liderou as indicações do Bafta, o "Oscar inglês", acabou ficando de fora das principais categorias, como melhor filme e direção, e foi lembrado apenas em melhor atriz (Cate Blanchett, em sua sétima indicação), atriz coadjuvante (Rooney Mara), fotografia, figurino, trilha original e roteiro adaptado.

"Straight Outta Compton: A História do N.W.A.", que havia sido citado nas apostas de diversos críticos também foi um dos esnobados pela Academia, com indicações apenas como roteiro original.

Entre os documentários, destacam-se duas produções sobre estrelas da música: "Amy", sobre Amy Winehouse, e "What Happened, Miss Simone?", produção do Netflix sobre Nina Simone. O Netflix também foi indicado pelo documentário "Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom". O serviço de streaming também estava cotado para ser indicado por "Beasts of no Nation", filme que estreou no Festival de veneza, mas foi ignorado pela Academia.

O anúncio foi feito pela presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, pelos cineastas Guillermo del Toro e Ang Lee e pelo ator John Krasinski.

Os vencedores da estatueta dourada serão conhecidos em cerimônia no dia 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

MELHOR FILME

"A Grande Aposta"
"Ponte dos Espiões"
"Brooklyn"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Perdido em Marte"
"O Regresso"
"O Quarto de Jack"
"Spotlight – Segredos Revelados"

DIREÇÃO

Adam McKay, "A Grande Aposta"
George Miller, "Mad Max: Estrada da Fúria"
Alejandro G. Iñarritu, "O Regresso"
Lenny Abrahamson, "O Quarto de Jack"
Tom McCarthy, "Spotlight: Segredos Revelados"

ATOR

Bryan Cranston, "Trumbo – Lista Negra"
Leonardo DiCaprio, "O Regresso"
Eddie Redmayne, "A Garota Dinamarquesa"
Michael Fassbender, "Steve Jobs"
Matt Damon, "Perdido em Marte"

ATOR COADJUVANTE

Christian Bale, "A Grande Aposta"
Tom Hardy, "O Regresso"
Mark Ruffalo, "Spotlight - Segredos Revelados"
Mark Rylance, "Ponte dos Espiões"
Sylvester Stallone, "Creed: Nascido Para Lutar"

ATRIZ

Cate Blanchett, "Carol"
Brie Larson, "O Quarto de Jack"
Jennifer Lawrence, "Joy: O Nome do Sucesso"
Charlotte Rampling, "45 Anos"
Saoirse Ronan, "Brooklyn"

ATRIZ COADJUVANTE

Jennifer Jason Leigh, "Os Oito Odiados"
Rooney Mara, "Carol"
Rachel McAdams, "Spotlight"
Alicia Vikander, "A Garota Dinamarquesa"
Kate Winslet, "Steve Jobs"

ROTEIRO ORIGINAL

"Ponte dos Espiões"
"Ex-Machina: Instinto Artificial"
"Divertida Mente"
"Spotlight: Segredos Revelados"
"Straight Outta Comptom – A História de N.W.A"

ROTEIRO ADAPTADO

"A Grande Aposta"
"Brooklyn"
"Carol"
"Perdido em Marte"
"O Quarto de Jack"

MELHOR DOCUMENTÁRIO

"Amy"
"Cartel Land"
"The Look of Silence"
"O Que Aconteceu, Miss Simone?"
"Winter on Fire"

DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

"Body Team 12"
"Chau, beyond the Lines"
"Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah"
"A Girl in the River: The Price of Forgiveness"
"Last Day of Freedom"

MONTAGEM

"A Grande Aposta"
"Mad Max: Estrada de Fúria"
"O Regresso"
"Spotlight: Segredos Revelados"
"Star Wars: O Despertar da Força"

MAQUIAGEM E CABELO

"Mad Max: Estrada da Fúria" Lesley Vanderwalt, Elka Wardega and Damian Martin
"The 100-Year-Old Man Who Climbed out the Window and Disappeared" Love Larson and Eva von Bahr
"O Regresso" Siân Grigg, Duncan Jarman and Robert Pandini

TRILHA SONORA ORIGINAL

"Ponte dos Espiões" Thomas Newman
"Carol" Carter Burwell
"Os Oito Odiados" Ennio Morricone
"Sicário: Terra de Ninguém" Jóhann Jóhannsson
"Star Wars: O Despertar da Força" John Williams

DESIGN DE PRODUÇÃO

"Ponte dos Espiões"
"A Garota Dinamarquesa"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Perdido em Marte"
"O Regresso"

MELHOR CURTA-METRAGEM

"Ave Maria"
"Day One"
"Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)"
"Shok"
"Stutterer"

ANIMAÇÃO

Anomalisa
O Menino e o Mundo
Divertida Mente
Shaun, o Carneiro
Quando Estou com Marnie

CURTA DE ANIMAÇÃO

"Bear Story"
"World of Tomorrow"
"Prologue"
"We Can't Live Without Cosmos"
"Os Heróis de Sanjay"

FILME ESTRANGEIRO

"O Abraço da Serpente" (Colômbia)
"Cinco Graças" (França)
"O Filho de Saul" (Hungria)
"Theeb" (Emirados Árabes)
"A War" (Dinamarca)

FOTOGRAFIA

"Carol"
"Os Oito Odiados"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Sicário: Terra de Ninguém"
"O Regresso"

FIGURINO

"Carol" - Sandy Powell
"Cinderella" - Sandy Powell
"A Garota Dinamarquesa" - Paco Delgado
"Mad Max: Estrada da Fúria" - Jenny Beavan
"O Regresso" - Jacqueline West

CANÇÃO ORIGINAL

"Earned It", de "Cinquenta Tons de Cinza"
(Abel Tesfaye/Ahmad Balshe/Jason Daheala/Stephan Moccio)
"Manta Ray", de "Racing Extinction"
(J. Ralph/Antony Hegarty)
"Simple Song #3", de "Juventude"
(David Lang)
"Til It Happens To You", de "The Hunting Ground"
(Diane Warren/Lady Gaga)
"Writing's On The Wall", de "007 Contra Spectre"
(Jimmy Napes/Sam Smith)

EDIÇÃO DE SOM

Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em marte
O Regresso
Sicário
Star Wars: O Despertar da Força

MIXAGEM DE SOM

Ponte dos Espiões
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso

Star Wars: O Despertar da Força


FONTE: cinema.uol.com.br 

Assista curtas brasileiros - O Poeta Do Castelo, Couro de Gato e Arraial do Cabo

Um grupo de jovens frustrados com a falência das grandes companhias cinematográficas paulistas resolveu lutar por um cinema com mais realidade, mais conteúdo e menor custo. Foi nascendo o chamado Cinema Novo. Confira a seguir grandes curtas desse grande movimento do cinema brasileiro.



Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio, a modéstia do seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas de seu bairro



Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. O filme narra o amor de um menino por um angorá* e seu dilema ao ter que vender o bichano. Episódio do longa-metragem Cinco Vezes Favela, do Centro Popular de Cultura/UNE (1963).

*angorá: raça de gato doméstico



Um filme baseado em pesquisas do Museu Nacional e dedicado a D. Heloísa Alberto Torres. Curta-metragem: Arraial do Cabo, 1950, Paulo Cézar Saraceni e Mário Carneiro.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

As Melhores Performances vencedoras do Oscar por Melhor Ator - Parte 1

 É o escritor e o diretor que criam o personagem com seus vícios, virtudes, pontos fortes e pontos fracos e suas paixões, mas o personagem só nasce quando um verdadeiro ator consegue pegar a visão dos criadores e criar um ser humano colocando emoções e peso em todos os seus sentimentos. Os prêmios do Academia são entregues uma vez por ano, embora muitos dos escolhidos podem ser negligenciados, há grandes e merecidas performances que merecem os seus devidos prêmios.

Daniel Day Lewis como Daniel Plainview (Sangue negro, 2007)

Daniel Day-Lewis brilha o filme todo, contra um cenário árido, desértico e ensolarado das inóspitas localizações onde o filme é rodado, especialmente na cidade de Little Boston, que se transforma completamente graças a Plainview. O ator dá um show, o que já era de se esperar. O personagem é deveras complexo e Lewis o traz à vida com muita facilidade, colocando trejeitos, expressões duras, movimentos específicos e sua voz soa muito condizente com o personagem. É uma atuação bastante verdadeira, sem truques, que me fez acreditar naquele homem e até mesmo compreendê-lo em seus diversos momentos de uma insanidade justificada.

Marlon Brando como Terry Malloy (Sindicato de Ladrões, 1954)

A atuação de Brando neste filme é comumente apontada como marco do cinema, sobretudo por cristalizar e consolidar no cinema o método de atuação que vinha ganhando espaço nos EUA, especialmente em Nova York, onde o Actor’s Studio e o Group Theatre davam continuidade as ideias propostas pelo teatrólogo Constantin Stanislavski. Brando, que era discípulo do Actor’s Studio e do método de atuação realista de Lee Strasberg, trazia no filme à tona sua experiência pessoal, a sua emoção de indivíduo para o personagem, algo que conferiu um tocante senso de “verdade” e “realidade” para as atuações do filme, em especial na sequência na qual ele e Rod Steiger conversam no banco de trás de um táxi. Já na concepção do personagem já é possível notar paralelos com o Neo-Realismo. No italiano Ladrões de Bicicleta (1948), para exemplificar, o protagonista, igualmente um empregado da classe operária sem perspectiva alguma de vida, vê em meio a crise o dilema, de seguir honesto ou aderir ao crime, a corrupção, tendo de arcar com as consequências impostas pelas circunstâncias do contexto em ambas as escolhas.

Jack Nicholson como Randall McMurphy (Um Estranho no Ninho, 1975)

Jack Nicholson está simplesmente irretocável como protagonista, é difícil imaginar outro ator a compor Randle, todas as nuances de seu personagem, aquela loucura, o humor, a irreverência e o carisma, com certeza, um dos melhores momentos de Nicholson no cinema.

Robert De Niro como Jake LaMotta (Touro Indomável, 1980)

De Niro, no personagem de sua vida. O ator fez um trabalho inacreditável. O modo como ele batia, a fúria, seu jeito grotesco de ser com a família.... Tudo está no seu mais perfeito lugar, na melhor interpretação de toda a sua carreira. Até mesmo se submeter a engordar vinte e cinco quilos para interpretar La Motta em sua fase aposentada ele se submeteu. Mas isso não é novidade nenhuma, uma vez que o ator sempre se entrega aos personagens durante suas preparações.

Sir Ben Kingsley como Mahatma Gandhi (Gandhi, 1982)

Kingsley é firme quando necessário, como no julgamento em que desafia o juiz, dizendo que não vai pagar 100 rupias (seu olhar mostra claramente sua determinação em não fazê-lo), mas por outro lado, consegue transmitir a paz interior de Gandhi com enorme competência através da fala mansa e do olhar sempre sereno e pacifico. Observe como quando está mais velho sua fala se torna ainda mais pausada e lenta, assim como seu caminhar (e seu emagrecimento é também evidente).

Sean Penn como Jimmy Markum (Sobre Meninos e Lobos, 2003)

Neste filme, Penn passa por um leque enorme de emoções, desde o comum desejo de vingança até a desconfiança com relação a seus amigos. Todas elas vividas intensamente e com maestria pelo ator.

Dustin Hoffman como Ted Kramer (Kramer vs Kramer, 1979)

 O Filme tem em seu elenco dois dos maiores atores do mundo Meryl Streep e Dustin Hoffman ambos conseguem mostrar a verdadeira interpretação, Hoffman é um verdadeiro pai nos mostra a complexidade de cada cena em uma performance singular, particularmente notável sendo verdadeiramente humano possuindo aspectos positivos e negativos como qualquer pessoa. Hoffman entendeu seu personagem com maestria.

Adrien Brody como Wladyslaw Szpilman (O Pianista, 2002)


Brody, que já é um tipo franzino naturalmente, realizou um trabalho físico de preparação para seu papel que está sendo pouco reconhecido. Conseguiu emagrecer vários quilos e passar, na real, por várias provações que seu personagem também passa durante o filme, como mergulhar a cabeça num balde de água cheia de sujeira para se alimentar. Além do esforço físico (no final do filme, ele está incrivelmente magro), toda sua interpretação artística é de tirar o chapéu. Uma pessoa simples, que é jogada num incrível acontecimento e tem de contar apenas com ele mesmo – e a sorte – para sobreviver. E imaginar que tudo isso aconteceu de fato é ainda mais impressionante. Adrien Brody é o dono da melhor interpretação de um ator em 2002.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Opinião: Os sonhadores até onde vai o Amor entre irmãos

Em um dos melhores filmes de Bertolucci somos apresentados a três jovens sonhadores Matthew, Theo e Isabelle. Matthew cinéfilo norte-americano se entrega do começo ao fim para envolver-se na profunda e incansável relação dos irmãos. A relação de Theo e Isabelle nos revela um incesto mais poético do que carnal mais profundo e ambíguo do que podemos compreender. Bertolucci nos apresenta a uma França de revoluções, arte e política nos revela a grandiosidade busca pela liberdade e crescimento de jovens que desejam lutar por seus direitos políticos ou artísticos mesmo que em grande parte da exibição Bertolucci nos apresenta grandes jovens que desejam, mas apenas desejam pois não brigam por seus direitos e sim continuam sentados em suas casas luxuosas bebendo vinhos caros.
A Relação dos três é tão delicada que em uma conversa entre Matthew e Theo enquanto Isabelle está dormindo, Matthew fala que os irmãos são como partes de um único ser e que gostaria de fazer parte dessa grande relação, mas Theo logo diz que não tem nenhum significado Matthew ser o terceiro da relação.

Matthew se torna tão importante quanto os irmãos, a relação de Isabelle e Matthew cresce a cada minuto, entretanto a relação homoafetiva com Theo não chega a ser estabelecida por uma censura realizada pela irmã (Mesmo que no livro The Holy Innocents é mais do que estabelecida essa relação).
Os Sonhadores de Bertolucci não se estabelece apenas na relação e conflitos entre os Irmãos e Matthew. Temos também um conflito  em torno dos pais grandes chaves da conduta seguida pelos irmãos quase sempre tais comportamentos são realizados como meio de provocar eles, temos no final do filme uma cena em que os irmãos estão nus com Matthew, e seus pais chegam em casa após visualizarem tal cena deixam um cheque e logo deixam a casa, talvez tal comportamento foi realizado para não construir um novo conflito em uma família tão desestruturada.

Bertolucci nos apresenta uma obra-prima que nos cativa e emociona, um filme para assistir com total liberdade pois com preconceitos não conseguimos compreender a belíssima obra de um mestre do cinema mundial. 
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