terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Assista AGORA ao segundo trailer de ‘Esquadrão Suicida’
Conforme prometido, o segundo trailer de ‘Esquadrão Suicida‘ foi exibido nessa madrugada durante o DC Films Presents: Dawn of the Justice League. Embalado por Bohemian Rhapsody, do Queen, o vídeo é simplesmente fantástico.
Opinião: O Túmulo dos Vagalumes (1988)
A Segunda Guerra mundial foi um massacre
de fogo e carne, pessoas sofreram com perdas e mais perdas, os grandes
vencedores Aliados contaram suas versões da terrível guerra, mas em uma guerra
existe sempre dois lados e um deles é que apesar de tudo os dois lados passaram
por grandes problemas. Túmulo dos Vagalumes é um filme singular único que
mostra o outro lado da guerra em um país que já estava destruído e foi
massacrado por bombas.
Com direção de Isao Takahata o estúdio
Ghibli produz um filme belo e triste, a história nos mostra dois irmãos Seita e
Setsuko que precisam passar por grandes problemas para sobreviver as consequências
da guerra em um pais que não possui alimentos básicos. Seita precisa roubar
para conseguir colocar comida no “lar”, a pequena Setsuko nos presenteia com sentimento
de tristeza e felicidade, Setsuko é uma criança e uma criança precisa brincar.
Túmulo dos Vagalumes é uma
animação para adultos uma história perfeita sobre as consequências de uma
guerra, mostrando como as pessoas podem ser malvadas e egoístas. Takahata nos
mostra os sentimentos mais terríveis da guerra, em seu filme já sabemos o
final, mas não sabemos como chegaram a aquele momento. Túmulo dos Vagalumes é
uma Obra prima de grandes proporções um filme único duro, belo e poderoso.
Alguns críticos têm visto Túmulo
dos Vagalumes como um filme anti-guerra, devido à representação gráfica e
verdadeiramente emocional das consequências negativas da guerra sobre a
sociedade e os indivíduos nele. O filme foca a sua atenção quase exclusivamente
sobre as tragédias pessoais que a guerra dá lugar, em vez de tentar glamourizar
isso como uma luta heroica entre as ideologias concorrentes. Ele enfatiza que a
guerra é a falência da sociedade para cumprir o seu dever mais importante:
proteger a sua inocência.
domingo, 17 de janeiro de 2016
As Melhores Performances vencedoras do Oscar por Melhor Ator - Parte 2
É o escritor e o diretor que
criam o personagem com seus vícios, virtudes, pontos fortes e pontos fracos e
suas paixões, mas o personagem só nasce quando um verdadeiro ator consegue
pegar a visão dos criadores e criar um ser humano colocando emoções e peso em
todos os seus sentimentos. Os prêmios do Academia são entregues uma vez por
ano, embora muitos dos escolhidos podem ser negligenciados, há grandes e
merecidas performances que merecem os seus devidos prêmios.
Gregory Peck como Atticus Finch
(O Sol é Para Todos, 1962)
Peck na pele de Atticus é
meticuloso ao compor um personagem absolutamente íntegro, com um olhar sempre
atencioso e compreensivo. Jamais oprime os filhos, apenas os repreende quando
necessário – e, mesmo assim, delicadamente.
Phillip Seymour Hoffman como
Truman Capote (Capote, 2005)
Phillip Seymour Hoffman já fazia
parte da indústria há um bom tempo antes de atuar em Capote, tendo inclusive
chamado a atenção da mídia por suas atuações em produções como Jogada de Risco,
Boogie Nights, O Grande Lebowski, Magnólia, e O Talentoso Ripley. Mas foi com
capote que o ator recebeu o devido reconhecimento por sua clara versatilidade,
versatilidade esta que se torna impossível negar após assistir Capote. Muitos
dizem que a composição do ator para interpretar Truman Capote é uma das mais completas
já vistas no cinema, e quem já assistiu o filme sabe que tal afirmação está
longe de ser um exagero. Desde os trejeitos efeminados, passando pela voz fina
e carregada de monotonia e chegando até o humor afiadíssimo, Hoffman não apenas
reproduz a figura de Capote nas telas, mas se torna o próprio. As nuances, os
olhares, os movimentos, tudo é perfeitamente calibrado pelo ator para alcançar
o máximo de naturalidade possível, algo que é alcançado com êxito. É como se tivéssemos
o próprio Capote, em pessoa, em nossa frente. Um trabalho fenomenal de
incorporação uma personalidade de características próprias e singulares.
George C. Scott como General
George S. Patton (Patton, rebelde ou Herói? 1970)
George C. Scott encarna o Gel.
Patton com segurança, tornando-o carismático, e despertando respeito e
compaixão pelo protagonista, além de divertir em vários momentos graças à sua
língua solta e afiada, que sempre o bota em complicações cada vez maiores.
Kevin Spacey como Lester Burnham
(Beleza Americana, 1999)
Kevin Spacey, porém, é o grande
responsável pelo sucesso de Beleza Americana: não há um único momento em que a
`saga` de Lester soa falsamente - apesar do absurdo de algumas situações. Sua
letargia inicial é convincentemente substituída por um cinismo hilariante, para
finalmente ceder espaço à serenidade absoluta. A expressão no rosto do ator
quando a adolescente Angela lhe revela que sua filha está amando representa,
por si só, um dos momentos mais tocantes já vistos no cinema em anos. Quando
ele finalmente diz `Bom para ela`, o último movimento de sua transformação
opera-se: Lester enfim percebe que a felicidade sempre esteve ao seu alcance -
sua frustração é que o impedia de conscientizar-se disso.
Anthony Hopkins como Hannibal
Lecter (O Silêncio dos Inocentes, 1991)
Anthony Hopkins – que então se
consagra definitivamente – recebe Starling como Hannibal e faz de sua
interpretação um marco memorável do cinema. A expressão vazia abriga o olhar
fixo, a camuflar as intenções de uma mente brilhante. Hannibal passa a brincar
de gato e rato com a agente do FBI, através de um diálogo cheio de meias
palavras e duplas intenções. É esse ataque e defesa, com dois atacantes e dois
defensores, que vira o jogo e faz de Lecter o centro das admirações enquanto
mantém a empatia entre a perplexa Starling e o chocado espectador
Peter Finch como Howard Beale
(Rede de Intrigas, 1976)
Howard Bale ficou a cargo de
Peter Finch, que por muitos anos fora lembrado como o único ator a conquistar
um Oscar póstumo, – ele falecera no ano seguinte ao lançamento, de ataque do
coração. Esta ocasião só fora igualada em 2009, por Heath Ledger e seu Coringa
macabro de Batman - O Cavaleiro das Trevas. Assim como Ledger, Finch realmente
faz por merecer o prêmio, encenando quase teatralmente as profecias do novo
messias tecnológico, onde a grande ironia percorria em sua mensagem: “desliguem
as TVs”, sem ter a noção de que isso só atraía mais seguidores para seus
espetáculos.
Geoffrey Rush como David Helfgott
(Shine, 1996)
A performance de Rush, que quando
chega, torna-se o atrativo principal do longa-metragem. Dono de uma eloquência
efusiva, o personagem segundo o ator é um homem que mantém seu talento
insuspeito com seus modos carismáticos, porém não muito sociáveis. Encurvado,
com a mãos penduradas e o olhar sempre baixo, é como se David tivesse ficado
paralisado para sempre no banco de um piano. No entanto, Rush jamais deixa que
o personagem se torne uma caricatura e insere traços de humanidade e grande
inteligência em sua composição.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Indicados ao Oscar 2016: “O Regresso” e “Mad Max” lideram as indicações
Depois de conseguir nove indicações ao Oscar para
"Birdman" em 2015 (e levar quatro troféus), o diretor Alejandro
González Iñárritu repetiu a façanha com seu novo filme, "O Regresso",
que foi lembrado em 12 categorias dos prêmios da Academia, anunciados nesta
quinta-feira (14).
Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa foi indicado como
melhor filme, diretor, ator (DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy),
fotografia, figurino, edição, maquiagem e cabelo, design de produção, edição de
som, mixagem de som, efeitos visuais. A expectativa em torno de uma possível
premiação a DiCaprio é grande, já que esta é a quinta indicação do ator, que
nunca foi premiado.
"Mad Max: Estrada da Fúria" também se destacou,
com 10 indicações: filme, direção (George Miller), fotografia, figurino,
maquiagem e cabelo, edição, design de produção, edição de som, mixagem de som,
efeitos visuais.
Entre os indicados também há um representante brasileiro: a
animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, que já havia vencido
diversas premiações internacionais, inclusive a do Festival de Annecy,
principal evento de animação no mundo.
"Star Wars: O Despertar da Força", que estreou
quase no limite para se classificar para o Oscar, em dezembro de 2015,
conseguiu quatro indicações, principalmente em categorias mais técnicas:
edição, trilha original, edição de som e mixagem de som.
"Carol", que foi premiado por diversas associações
de cíticos de cinema e liderou as indicações do Bafta, o "Oscar
inglês", acabou ficando de fora das principais categorias, como melhor
filme e direção, e foi lembrado apenas em melhor atriz (Cate Blanchett, em sua
sétima indicação), atriz coadjuvante (Rooney Mara), fotografia, figurino,
trilha original e roteiro adaptado.
"Straight Outta Compton: A História do N.W.A.",
que havia sido citado nas apostas de diversos críticos também foi um dos
esnobados pela Academia, com indicações apenas como roteiro original.
Entre os documentários, destacam-se duas produções sobre
estrelas da música: "Amy", sobre Amy Winehouse, e "What
Happened, Miss Simone?", produção do Netflix sobre Nina Simone. O Netflix
também foi indicado pelo documentário "Winter on Fire: Ukraine's Fight for
Freedom". O serviço de streaming também estava cotado para ser indicado
por "Beasts of no Nation", filme que estreou no Festival de veneza,
mas foi ignorado pela Academia.
O anúncio foi feito pela presidente da Academia, Cheryl
Boone Isaacs, pelos cineastas Guillermo del Toro e Ang Lee e pelo ator John
Krasinski.
Os vencedores da estatueta dourada serão conhecidos em
cerimônia no dia 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
MELHOR FILME
"A Grande Aposta"
"Ponte dos Espiões"
"Brooklyn"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Perdido em Marte"
"O Regresso"
"O Quarto de Jack"
"Spotlight – Segredos Revelados"
DIREÇÃO
Adam McKay, "A Grande Aposta"
George Miller, "Mad Max: Estrada da Fúria"
Alejandro G. Iñarritu, "O Regresso"
Lenny Abrahamson, "O Quarto de Jack"
Tom McCarthy, "Spotlight: Segredos Revelados"
ATOR
Bryan Cranston, "Trumbo – Lista Negra"
Leonardo DiCaprio, "O Regresso"
Eddie Redmayne, "A Garota Dinamarquesa"
Michael Fassbender, "Steve Jobs"
Matt Damon, "Perdido em Marte"
ATOR COADJUVANTE
Christian Bale, "A Grande Aposta"
Tom Hardy, "O Regresso"
Mark Ruffalo, "Spotlight - Segredos Revelados"
Mark Rylance, "Ponte dos Espiões"
Sylvester Stallone, "Creed: Nascido Para Lutar"
ATRIZ
Cate Blanchett, "Carol"
Brie Larson, "O Quarto de Jack"
Jennifer Lawrence, "Joy: O Nome do Sucesso"
Charlotte Rampling, "45 Anos"
Saoirse Ronan, "Brooklyn"
ATRIZ COADJUVANTE
Jennifer Jason Leigh, "Os Oito Odiados"
Rooney Mara, "Carol"
Rachel McAdams, "Spotlight"
Alicia Vikander, "A Garota Dinamarquesa"
Kate Winslet, "Steve Jobs"
ROTEIRO ORIGINAL
"Ponte dos Espiões"
"Ex-Machina: Instinto Artificial"
"Divertida Mente"
"Spotlight: Segredos Revelados"
"Straight Outta Comptom – A História de N.W.A"
ROTEIRO ADAPTADO
"A Grande Aposta"
"Brooklyn"
"Carol"
"Perdido em Marte"
"O Quarto de Jack"
MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Amy"
"Cartel Land"
"The Look of Silence"
"O Que Aconteceu, Miss Simone?"
"Winter on Fire"
DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
"Body Team 12"
"Chau, beyond the Lines"
"Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah"
"A Girl in the River: The Price of Forgiveness"
"Last Day of Freedom"
MONTAGEM
"A Grande Aposta"
"Mad Max: Estrada de Fúria"
"O Regresso"
"Spotlight: Segredos Revelados"
"Star Wars: O Despertar da Força"
MAQUIAGEM E CABELO
"Mad Max: Estrada da Fúria" Lesley Vanderwalt,
Elka Wardega and Damian Martin
"The 100-Year-Old Man Who Climbed out the Window and
Disappeared" Love Larson and Eva von Bahr
"O Regresso" Siân Grigg, Duncan Jarman and Robert
Pandini
TRILHA SONORA ORIGINAL
"Ponte dos Espiões" Thomas Newman
"Carol" Carter Burwell
"Os Oito Odiados" Ennio Morricone
"Sicário: Terra de Ninguém" Jóhann Jóhannsson
"Star Wars: O Despertar da Força" John Williams
DESIGN DE PRODUÇÃO
"Ponte dos Espiões"
"A Garota Dinamarquesa"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Perdido em Marte"
"O Regresso"
MELHOR CURTA-METRAGEM
"Ave Maria"
"Day One"
"Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)"
"Shok"
"Stutterer"
ANIMAÇÃO
Anomalisa
O Menino e o Mundo
Divertida Mente
Shaun, o Carneiro
Quando Estou com Marnie
CURTA DE ANIMAÇÃO
"Bear Story"
"World of Tomorrow"
"Prologue"
"We Can't Live Without Cosmos"
"Os Heróis de Sanjay"
FILME ESTRANGEIRO
"O Abraço da Serpente" (Colômbia)
"Cinco Graças" (França)
"O Filho de Saul" (Hungria)
"Theeb" (Emirados Árabes)
"A War" (Dinamarca)
FOTOGRAFIA
"Carol"
"Os Oito Odiados"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Sicário: Terra de Ninguém"
"O Regresso"
FIGURINO
"Carol" - Sandy Powell
"Cinderella" - Sandy Powell
"A Garota Dinamarquesa" - Paco Delgado
"Mad Max: Estrada da Fúria" - Jenny Beavan
"O Regresso" - Jacqueline West
CANÇÃO ORIGINAL
"Earned It", de "Cinquenta Tons de
Cinza"
(Abel Tesfaye/Ahmad Balshe/Jason Daheala/Stephan Moccio)
"Manta Ray", de "Racing Extinction"
(J. Ralph/Antony Hegarty)
"Simple Song #3", de "Juventude"
(David Lang)
"Til It Happens To You", de "The Hunting Ground"
(Diane Warren/Lady Gaga)
"Writing's On The Wall", de "007 Contra
Spectre"
(Jimmy Napes/Sam Smith)
EDIÇÃO DE SOM
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em marte
O Regresso
Sicário
Star Wars: O Despertar da Força
MIXAGEM DE SOM
Ponte dos Espiões
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força
FONTE: cinema.uol.com.br
Assista curtas brasileiros - O Poeta Do Castelo, Couro de Gato e Arraial do Cabo
Um grupo de jovens frustrados com a falência das
grandes companhias cinematográficas paulistas resolveu lutar por um cinema com
mais realidade, mais conteúdo e menor custo. Foi nascendo o chamado Cinema
Novo. Confira a seguir grandes curtas desse grande movimento do cinema
brasileiro.
Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio, a modéstia do seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas de seu bairro
Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. O filme narra o amor de um menino por um angorá* e seu dilema ao ter que vender o bichano. Episódio do longa-metragem Cinco Vezes Favela, do Centro Popular de Cultura/UNE (1963).
*angorá: raça de gato doméstico
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
As Melhores Performances vencedoras do Oscar por Melhor Ator - Parte 1
Daniel Day Lewis como Daniel Plainview (Sangue negro, 2007)
Daniel Day-Lewis brilha o filme
todo, contra um cenário árido, desértico e ensolarado das inóspitas
localizações onde o filme é rodado, especialmente na cidade de Little Boston,
que se transforma completamente graças a Plainview. O ator dá um show, o que já
era de se esperar. O personagem é deveras complexo e Lewis o traz à vida com
muita facilidade, colocando trejeitos, expressões duras, movimentos específicos
e sua voz soa muito condizente com o personagem. É uma atuação bastante
verdadeira, sem truques, que me fez acreditar naquele homem e até mesmo
compreendê-lo em seus diversos momentos de uma insanidade justificada.
Marlon Brando como Terry Malloy (Sindicato de Ladrões, 1954)
A atuação de Brando neste filme é
comumente apontada como marco do cinema, sobretudo por cristalizar e consolidar
no cinema o método de atuação que vinha ganhando espaço nos EUA, especialmente
em Nova York, onde o Actor’s Studio e o Group Theatre davam continuidade as
ideias propostas pelo teatrólogo Constantin Stanislavski. Brando, que era
discípulo do Actor’s Studio e do método de atuação realista de Lee Strasberg,
trazia no filme à tona sua experiência pessoal, a sua emoção de indivíduo para
o personagem, algo que conferiu um tocante senso de “verdade” e “realidade”
para as atuações do filme, em especial na sequência na qual ele e Rod Steiger
conversam no banco de trás de um táxi. Já na concepção do personagem já é
possível notar paralelos com o Neo-Realismo. No italiano Ladrões de Bicicleta
(1948), para exemplificar, o protagonista, igualmente um empregado da classe
operária sem perspectiva alguma de vida, vê em meio a crise o dilema, de seguir
honesto ou aderir ao crime, a corrupção, tendo de arcar com as consequências
impostas pelas circunstâncias do contexto em ambas as escolhas.
Jack Nicholson como Randall McMurphy (Um Estranho no Ninho,
1975)
Jack Nicholson está simplesmente irretocável como protagonista,
é difícil imaginar outro ator a compor Randle, todas as nuances de seu
personagem, aquela loucura, o humor, a irreverência e o carisma, com certeza,
um dos melhores momentos de Nicholson no cinema.
Robert De Niro como Jake LaMotta (Touro Indomável, 1980)
De Niro, no personagem de sua
vida. O ator fez um trabalho inacreditável. O modo como ele batia, a fúria, seu
jeito grotesco de ser com a família.... Tudo está no seu mais perfeito lugar,
na melhor interpretação de toda a sua carreira. Até mesmo se submeter a
engordar vinte e cinco quilos para interpretar La Motta em sua fase aposentada
ele se submeteu. Mas isso não é novidade nenhuma, uma vez que o ator sempre se
entrega aos personagens durante suas preparações.
Sir Ben Kingsley como Mahatma Gandhi (Gandhi, 1982)
Kingsley é firme quando
necessário, como no julgamento em que desafia o juiz, dizendo que não vai pagar
100 rupias (seu olhar mostra claramente sua determinação em não fazê-lo), mas
por outro lado, consegue transmitir a paz interior de Gandhi com enorme
competência através da fala mansa e do olhar sempre sereno e pacifico. Observe
como quando está mais velho sua fala se torna ainda mais pausada e lenta, assim
como seu caminhar (e seu emagrecimento é também evidente).
Sean Penn como Jimmy Markum (Sobre Meninos e Lobos, 2003)
Neste filme, Penn passa por um leque enorme de emoções,
desde o comum desejo de vingança até a desconfiança com relação a seus amigos.
Todas elas vividas intensamente e com maestria pelo ator.
Dustin Hoffman como Ted Kramer
(Kramer vs Kramer, 1979)
O Filme tem em seu elenco dois dos maiores
atores do mundo Meryl Streep e Dustin Hoffman ambos conseguem mostrar a
verdadeira interpretação, Hoffman é um verdadeiro pai nos mostra a complexidade
de cada cena em uma performance singular, particularmente notável sendo
verdadeiramente humano possuindo aspectos positivos e negativos como qualquer
pessoa. Hoffman entendeu seu personagem com maestria.
Adrien Brody como Wladyslaw Szpilman (O Pianista, 2002)
Brody, que já é um tipo franzino
naturalmente, realizou um trabalho físico de preparação para seu papel que está
sendo pouco reconhecido. Conseguiu emagrecer vários quilos e passar, na real,
por várias provações que seu personagem também passa durante o filme, como
mergulhar a cabeça num balde de água cheia de sujeira para se alimentar. Além
do esforço físico (no final do filme, ele está incrivelmente magro), toda sua
interpretação artística é de tirar o chapéu. Uma pessoa simples, que é jogada
num incrível acontecimento e tem de contar apenas com ele mesmo – e a sorte –
para sobreviver. E imaginar que tudo isso aconteceu de fato é ainda mais
impressionante. Adrien Brody é o dono da melhor interpretação de um ator em
2002.
domingo, 10 de janeiro de 2016
Opinião: Os sonhadores até onde vai o Amor entre irmãos
Em um dos melhores filmes de
Bertolucci somos apresentados a três jovens sonhadores Matthew, Theo e
Isabelle. Matthew cinéfilo norte-americano se entrega do começo ao fim para envolver-se
na profunda e incansável relação dos irmãos. A relação de Theo e Isabelle nos
revela um incesto mais poético do que carnal mais profundo e ambíguo do que
podemos compreender. Bertolucci nos apresenta a uma França de revoluções, arte
e política nos revela a grandiosidade busca pela liberdade e crescimento de
jovens que desejam lutar por seus direitos políticos ou artísticos mesmo que em
grande parte da exibição Bertolucci nos apresenta grandes jovens que desejam,
mas apenas desejam pois não brigam por seus direitos e sim continuam sentados
em suas casas luxuosas bebendo vinhos caros.
A Relação dos três é tão delicada
que em uma conversa entre Matthew e Theo enquanto Isabelle está dormindo,
Matthew fala que os irmãos são como partes de um único ser e que gostaria de
fazer parte dessa grande relação, mas Theo logo diz que não tem nenhum significado
Matthew ser o terceiro da relação.
Matthew se torna tão importante
quanto os irmãos, a relação de Isabelle e Matthew cresce a cada minuto,
entretanto a relação homoafetiva com Theo não chega a ser estabelecida por uma
censura realizada pela irmã (Mesmo que no livro The Holy Innocents é mais do
que estabelecida essa relação).
Os Sonhadores de Bertolucci não
se estabelece apenas na relação e conflitos entre os Irmãos e Matthew. Temos
também um conflito em torno dos pais
grandes chaves da conduta seguida pelos irmãos quase sempre tais comportamentos
são realizados como meio de provocar eles, temos no final do filme uma cena em
que os irmãos estão nus com Matthew, e seus pais chegam em casa após
visualizarem tal cena deixam um cheque e logo deixam a casa, talvez tal
comportamento foi realizado para não construir um novo conflito em uma família
tão desestruturada.
Bertolucci nos apresenta uma
obra-prima que nos cativa e emociona, um filme para assistir com total
liberdade pois com preconceitos não conseguimos compreender a belíssima obra de
um mestre do cinema mundial.
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