quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Os Melhores Desenhos da Disney Pré-Digital - Parte 2

Muito antes dos Nemos Wall-Es, antes de conhecer um "sujeito" chamado Pixar, os estúdios Disney já produziam algumas das mais belas animações.


A Bela Adormecida

Entre os filmes onde a protagonista é uma princesa, este foi o mais equilibrado: há o romance clássico, que agradam às meninas, e ótimas cenas de ação para os garotos. E tem suspense, belas cenas, como a do castelo da Bela, e um das mais medonhas vilãs dos desenhos. O humor é garantido pelas fadas madrinhas!
Os Estúdios Disney fizeram do conto de fadas da Jovem Aurora um desenho animado repleto de romance, aventura e ação. uma das cenas mais famosas deste filme é a luta do príncipe Filipe com a vilã Malévola, transformada em dragão. Para criar o visual da bruxa, o animador Marc Davis buscou inspiração em cobras, chifres e asas de morcego.

Aladdin

"Aí, vem, o Príncipe Ali! Salve, o Príncipe Ali!" Anuncia a música enquanto Aladdin entra no reino de Agrabah como se fosse um grande príncipe! O filme pode parecer um pouco monótono para padrões atuais, mas foi febre a história do "pivete" que encontra uma lâmpada mágica. Pontos altos: as piadas, as músicas, as piadas do Gênio da Lâmpada, o próprio Gênio! Aliais, o filme inteiro é um ponto alto!
Inspirado em As Mil e Uma Noites, este desenho animado bateu recordes de bilheteria em seu lançamento. Além de uma trilha sonora maravilhosa e cenas espetaculares, Aladdin pode contar com um trufo: a voz do ator Robin Willians para o Gênio. Willians improvisou tanto que os diretores John Musker e Ron Clements tiveram cerca de 16 horas de piadas, falas e imitações para usar. Durante o filme, o Gênio se transforma 55 vezes. Em Algumas dessas transformações, ele faz imitações de pessoas famosas como os atores Robert De Niro e Jack Nicholson.

A Branca de Neve e os Sete Anões

Não foi apenas uma obra-prima. Inaugurou  era dos desenhos. Foi com a história da menina que foge da madrasta e se refugia com sete anões que Walt Disney mostrou ser possível fazer desenhos animados em formato de longa-metragem. Mas o filme não é só isso: tem um belo acabamento, uma história bem contada, personagens antológicos e uma bela abertura. Recebeu um prêmio especial: um Oscar e sete Mini-Oscars.

O Primeiro longa-metragem de animação dos Estúdios Disney. Aclamado como uma obra-prima que atravessa os tempos, Branca de neve e os sete Anões é ainda hoje, setenta e oito anos depois de seu lançamento uma referência fundamental para roteiristas e artistas em todo mundo. 

A Bela e a Fera

 Ótimos traços, algumas das mais belas músicas dos desenhos, bela história. O filme consegue evoluir do suspense para o romance e depois para a ação sem tropeços. O prólogo foi muito bem bolado: explica-se a maldição da Fera através de vitrais, como se a história estivesse encravada no castelo.

A União de desenhos feitos à mão com cenários gerados digitalmente em computador. Resultado: um dos melhores trabalhos de animação de todos os tempos. A Bela e a Fera é o primeiro e único desenho animado da história que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme.

O Rei Leão

 Ação, aventura, romance, intrigas, traições, músicas, piadas. Se não fosse desenho e tivesse um pouco mais de pimenta poderia ser um seriado americano.
A direção do desenho consegue mexer com os sentimentos da plateia: levam-nos da adrenalina ao nó na garganta rapidamente, como na morte do pai de Simba pela manada de gnus. Primeiro ficamos tensões com aquele estouro de manada, depois, choramos pela morte de Mufasa.

O Rei Leão é o 32° longa da Disney e o primeiro com argumento original. Antes, os estúdios se inspiravam em fábulas e clássicos literários. Depois dele, a Disney só alcançou o mesmo sucesso com longas digitais.
Para narrar com realismo a história do filhote de leão destinado a se tornar rei, os animadores da Disney viajaram para a África e estudaram os animais. A Cena de abertura deste longa-metragem, quando Simba é apresentado aos súditos, foi modificada para que a maravilhosa música Ciclo da Vida pudesse ser usada na íntegra. O resultado foi tão espetacular que essa imagem serviu de trailer para o filme, além de se tornar um dos momentos mais memoráveis do cinema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...